BLOG IMAGEM

Como ganhar fluência no inglês ?

Toda vez que alguém me pergunta quanto tempo uma pessoa leva para ter fluência no idioma eu faço outra pergunta de volta: “o que é fluência para você?” e nessas horas ninguém sabe responder!

Fluência não é falar usando corretamente as regras gramaticais. Falar fluente é falar da mesma forma que você fala a sua língua mãe. Você usa contrações, gírias, expressões idiomáticas e tempos verbais sem ficar pensando se está falando de forma correta ou não, ela simplesmente flui, e todo mundo te entende.

Por acaso você fala português usando as regras gramaticas corretamente? Não! Mas fala fluentemente bem, mesmo cometendo erros de concordância ou pronúncia, qualquer pessoa pode se comunicar com você, não é mesmo? Portanto, isso é fluência!

Para falar com precisão em outro idioma é necessário usar as regras gramaticais, coisa que não acontece no dia a dia de um nativo comum. E você vai aparecer estranho, e até mesmo antiquado.

Portanto, ter fluência no idioma é falar sem pestanejar, e o tempo para chegar nesse nível depende exclusivamente de você!

Frequentar uma escola de idiomas não vai fazê-lo falar fluentemente se você só falar nas aulas de inglês e não manter contato com o idioma no seu diariamente.

Faça as contas! Em média você estuda numa escola de idiomas de 2 a 3 horas por semana, não é? E o resto da semana você fala português. Quantas horas por semana você fala português?

Por isso manter contato com o idioma é fundamental! E para isso basta você ouvir músicas, ler livros e revistas, assistir aos filmes e seriados, tudo isso em inglês, ou no idioma que você tem interesse em aprender. Faça isso todos os dias, de domingo a domingo!

É esse contato diário com o idioma que irá fazer de você fluente!

Mas claro, quando estiver em sua aula de inglês, aproveite a oportunidade quando o professor pedir para você discutir um assunto. Fale sem medo! O professor está lá para te ajudar, não para colocá-lo numa situação constrangedora. Infelizmente, muitos alunos, quando estão em aula, não falam em inglês. Talvez por vergonha, medo ou trauma, mas nada disso vai te ajudar a colocar o idioma em prática. Até porque, com quantas pessoas você pode conversar em inglês hoje em dia? As aulas servem para isso, para colocar o idioma em prática.

Pense nisso!

Bons estudos.

Teacher Tania

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *