Shutterstock 588262307

Dicas para um Jovem Engenheiro

Sem a Engenharia, as áreas de criação e produção ficariam comprometidas e a inovação estagnada. Entretanto, por conta da grande oferta de tecnologias e o surgimento de novidades a cada dia, o profissional desta área precisa estar sempre atualizado e adaptado aos novos conhecimentos e técnicas. Destacar-se em um mercado tão competitivo e amplo, não é tarefa fácil, principalmente para os recém-formados. Para ajudá-lo, vamos listar hoje algumas dicas para você se sobressair nesse ramo.

Cultive uma visão inovadora: Nada acontece sem um profissional de visão inovadora. Por isto, aqueles com mentalidade de inovação saem na frente e são os preferidos do mercado. Estes profissionais apresentam boas ideias e estão dispostos a se arriscar e apostar em novos processos. Comportamento fundamental para o desenvolvimento e o crescimento de empresas e dos próprios profissionais. Cultive em si o valor pela criatividade e inovação, em qualquer área ampla da Engenharia.

Diversifique as suas experiências: Como essa é uma área muito ampla nos diferentes tipos de engenharia, os conhecimentos são muito diversos e a gama de tecnologias disponíveis é enorme. Explore isso e se torne um profissional mais versátil e completo. Mesmo que continue na mesma empresa, procure variar as suas funções e responsabilidades, e até mesmo o seu cargo. Com isto, se evita a estagnação, adquirindo novas experiências e vivência profissional.

Seja um profissional do futuro: A Unesco produziu um relatório de especialistas em diversas áreas (inclusive engenheiros) e destacou algumas características que os profissionais do futuro devem possuir os seguintes atributos:

  • Flexibilidade
  • Versatilidade
  • Ter interesse em aprender
  • Ser inovador
  • Ser empreendedor
  • Assumir responsabilidades
  • Ter conhecimento em algumas línguas e culturas

Pratique a Especialização contínua: Para se destacar dos concorrentes, principalmente os estrangeiros, o profissional desta área deve buscar aperfeiçoamento contínuo. Ele pode vir por meio de cursos de pós-graduação, especialização ou Idiomas, falar inglês é um requisito muito importante. Além de melhorar o currículo, a especialização contínua mostra que o profissional possui atitude de buscar sempre o aperfeiçoamento e não fica estagnado. Traços muito valorizados nos processos de contratação.
Todas as dicas e termos essenciais relacionados a essa área pode ser encontrado no nosso curso de inglês para engenheiros, plataforma 24 horas, com suporte online diário e aulas semanais particulares via Skype.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *